Depoimentos

Fernando Tristão Fernandes já esteve nos dois lados da trincheira, como constituinte, defendido, preso no alvorecer da ditadura militar de 1964, e como defensor, em toda sua longa jornada de apostólica e fervorosa devoção à causa libertária da Advocacia.

José Roberto Batochio

Fernando Tristão Fernandes que, em seus 60 anos de advocacia, testemunhou o tempo como expressão da razão, para aos homens de bom senso. Viveu na própria pele as consequências da defesa de direitos fundamentais, sendo levado ao cárcere político, exatamente porque acreditou e exerceu suas crenças na vitória da democracia.

Claudio José Langroiva Pereira

A homenagem ao Dr. Fernando Tristão Fernandes, resulta do compromisso histórico do nosso homenageado com a qualidade de vida dos trabalhadores. Como aguerrido dirigente sindical, sempre lutou pela melhora na condição de vida e de trabalho dos trabalhadores. Como advogado trabalhista, sempre buscou soluções equilibradas para os conflitos entre capital e trabalho.

Wagner Gusmão Reis Junior

A verdadeira homenagem à perseverança dos sessenta anos de advocacia de Fernando Tristão Fernandes reside no esforço de manter acessa a chama da combatividade da sua advocacia na defesa do justo e do perfeito equilíbrio entre a atuação do Estado e as liberdades e garantias civis.

Guilherme Lobo Marchioni

Um advogado que é um símbolo da advocacia. Estar na defesa dos direitos de seus clientes há 60 anos, é ser uma garantia do direito de não ter medo. Do direito de o cidadão de poder enfrentar quem viola a lei e defender quem tem a lei ao seu lado.

Gustavo Badaró

As vivências de Tristão Fernandes ao longo dessas seis décadas de advocacia são extremamente ricas. Mas se tivermos que ressaltar um aspecto mais relevante, certamente é esse compromisso intransigente com a defesa da democracia, em qualquer circunstância, mesmo diante das mais extremadas situações.

Antonio Carlos Barandier e Marcio Barandier

Homens como o Dr. Fernando Tristão Fernandes que iluminam os tempos enevoados pela cólera são tão importantes para a manutenção do sistema democrático, do distanciamento da inquisitoriedade e da seletividade penal, que devem ter suas histórias muito mais do que festejadas, devem tê-las rememoradas dia a dia, como um mantra.

Fábio Ricardo Trad e Fábio Ricardo Trad Filho

Tristão não só marcou uma época, como ainda marca, e vai nos deixar um legado que é esse filho fantástico, que faz o enfrentamento diário dos abusos, das arbitrariedades, e que nos faz crer que ainda é possível sim exercer uma advocacia criminal independente, que se faz presente nos momentos mais delicados da vida nacional.

Antonio Carlos de Almeida Castro, Kakay

Fernando Fernandes, o filho, absorveu consciente ou inconscientemente os valores exemplificados pelo pai e pauta sua excepcional carreira advocatícia nesse sentido. Como na letra da canção “Aos nossos filhos”, de Ivan Lins, imortalizada na voz de Elis Regina, Fernando colheu os frutos e pode dizer qual é o seu gosto.

Mauro Nacif e Eleonora Nacif

É um dia memorável para a advocacia do estado do Rio de Janeiro e para a advocacia brasileira. Estarmos aqui constatando, comemorando, aplaudindo e presenciando essa história de vida, essa história profissional desse advogado. Jamais imaginei uma honra tão grande para mim estar aqui hoje compondo a mesa nos 60 anos de advocacia do Doutor Fernando Tristão Fernandes, quando todos receberam a Medalha Sobral Pinto por 50 anos de advocacia, ele vem aqui recebe por 60 anos de advocacia ou seja estão devendo dez anos a ele, teria que ter sido criada uma outra medalha pelos dez anos a mais Doutor Fernando Tristão Fernandes, então sem mais me alongar é uma honra para toda a advocacia do estado do Rio de Janeiro e toda a advocacia brasileira meus parabéns Doutor.

Flávio Fernandes

Presidente da Anacrim (Associação Nacional da Advocacia Criminal)

Saudar aqui em primeiro lugar do Fernando Tristão Fernandes o exercício ininterrupto de 60 anos de advocacia, 91 anos de vida é um motivo de orgulho para a Ordem dos Advogados do Brasil. Motivo de júbilo para todos nós, mas principalmente uma referência segura para todos aqueles que exercem advocacia. Enfim, dizer que a Ordem é formada justamente por homens e mulheres, justamente pela história de pessoas que foram importantes, que são importantes, que fizeram parte da vida dessa instituição e que ainda fazem parte da vida dessa instituição. Então é realmente uma alegria muito grande ter aqui hoje a possibilidade de presenciar esse momento de felicitação de entrega de outorga da medalha Sobral Pinto.

Fábio Nogueira

Procurador de Justiça

A medalha Sobral Pinto é isso, é uma forma de homenagear dizer muito obrigado a cada um de vocês que completaram esses 50 anos, homens e mulheres que construíram a história da nossa profissão, a história da Ordem dos Advogados e como dizia Eduardo Seabra Fagundes: “Não existe advocacia forte sem ordem forte, não existe ordem forte sem advocacia forte”.

 

Então a medalha Sobral Pinto ela serve por isso, para prestigiar e valorizar a nossa história, a história da advocacia e eu tenho certeza que como Fernando Augusto Fernandes falou no edifício Sobral Pinto no plenário Evandro Lins e Silva homenagear um grande advogado que lutou tanto pelas causas, pelas boas causas da cidadania, da democracia e da advocacia é que fica bem adequado e deixa a gente muito feliz por isso agora eu tenho a honra de passar em nome do Conselho Seccional a medalha Heráclito Fontoura Sobral Pinto as mãos do nosso homenageado Doutor Fernando Tristão Fernandes.

Luciano Bandeira

Presidente da Comissão de Prerrogativas